Descrição enviada pela equipe de projeto. A indústria Molymet está localizada no município de São Bernardo, nos arredores de Santiago, que, como muitas indústrias ao longo da historia, foram construídas fora do perímetro urbano.
Santiago e grandes cidades em geral, durante seu processo evolutivo e de crescimento, foram continuamente ocupando áreas próximas às indústrias que, por sua vez, moviam-se novamente, deixando para trás ilhas arquitetônicas como alguns exemplos notáveis em cidades européias, transformando-se em edificios de uso público integrados a vida urbana. (Tate Gallery, em Londres, em 22 @ Barcelona, etc.)
Esta mudança das indústrias originou novos conceitos e métodos de desenvolvimento como "Parques industriais" e "Parques tecnológicos" que deram origem ao aumento do fluxo de transporte urbano, também criaram novas formas de trabalho e novas relações entre indústrias, incorporando enfim Universidades e sistemas de apoio estatal até a criação de novas indústrias ou empresas de serviços relacionadas.(I + D + I)
Mas também há uma visão mais contemporânea dos estabelecimentos industriais, na qual estes devem ser integrados a vida urbana para que não haja perda de tempo em viagens longas e melhore a qualidade de vida de seus trabalhadores e de seu ambiente. Isto é viável pelo progresso tecnológico nos processos industriais e por conceitos "verdes aplicados a indústria -chimenea. Esta abordagem, em conjunto com a comunidade onde está localizada, faz com que a indústria gere um círculo virtuoso.
A Empresa Molymet não está alheia a estes conceitos. A ideia de manter a fábrica em São Bernardo é parte de uma estratégia de sustentabilidade, juntamente com a melhoria da tecnologia aplicada ao desenvolvimento da produção e a criação de um planejamento a longo prazo que garanta seu estabelecimento.
É sugerida a criação de um parque tecnológico temático com edifícios de escritórios de alta tecnologia, construídos sob o conceitos de sustentabilidade para grandes áreas verdes.
A sustentabilidade engloba a recuperação da antiga casa senhorial e do parque "las Lilas", há muito abandonado.
Desta forma é gerado um conjunto, na primeira etapa de desenvolvimento, que abrange o antigo parque, a mansão las Lilas e o primeiro edifício do novo parque tecnológico. Estes elementos estão unidos em um eixo e formam um contraponto entre a Mansão-Parque Antigo e Edificio Corporativo-Parque Novo.
O edificio corporativo é construído com concreto armado em 3 níveis. Projetado sob os preceitos de "green building", incorpora todos os elementos tecnológicos que servem para o controle de energia do edifício e minimização do impacto deste sobre o meio ambiente.
É por isso que são geradas lacunas externas de maneira a incorporá-las as sistema de ar condicionado como reguladores de temperatura, tetos verdes e fachada dupla para controlar a radiação solar, controle de luz, controle de água, recuperação das águas sanitárias que se reincorporam ao processo industrial e a incorporação de um pátio interno como regulador de temperatura natural.
Finalmente, o edifício Corporativo Molymet esta qualificado com LEED na categoria Platinium para "Nova construção", sendo o primeiro da América do Sul.